fbpx

Mês: outubro 2022

O que você precisa saber sobre ceratocone?

Ceratocone é uma doença ocular não-inflamatória que afeta a córnea e faz com que a sua espessura, ao invés de lisa e linear, fique afinada nas bordas e saltada para frente na área central dos olhos. Em outras palavras, é como se a córnea ficasse com o formato aproximado ao de um cone.

O principal sintoma é a distorção de imagens  e a partir do primeiro diagnóstico, o ceratocone é tratado com o uso de óculos ou lentes de contatos. Mas se a troca de lentes corretivas for muito frequente, outros métodos de tratamentos serão necessários.

Esse distúrbio progride mais em pessoas entre os 10 e 25 anos e pode se desenvolver até os 40 anos. Portanto, trata-se também de uma condição rara, porém que afeta a todas as etnias.

Para entender mais sobre essa patologia, os sintomas e os seus tratamentos, continue a leitura.

Quais são as causas e fatores de risco do ceratocone?

Ainda não se sabe as causas exatas dessa doença, mas por se tratar de uma doença genética de caráter hereditário, os riscos de uma pessoa que possui um caso na família desenvolver a doença são maiores do que outras.

Os alérgicos que têm coceiras constantes e/ou apertam muito os olhos, tendem a ser mais propícios para a perda da estrutura da córnea natural. A longo prazo essas ações contribuem para o desenvolvimento da doença.

Ceratocone também pode estar associado a doenças sistêmicas como as síndromes de Down e a Turner. Além de pessoas que possuem outros tipos de doenças oculares congênitas como cataratas.

Quais os sintomas?

Entre os sintomas mais recorrentes estão:

  • visão embaçada ou borrada tanto para longe quanto para perto;
  • coceira;
  • visão dupla (diplopia);
  • fotofobia (sensibilidade excessiva à luz);
  • comprometimento da visão noturna;
  • halos em torno das luzes;
  • e formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto.

Além disso, em casos mais avançados, os sintomas também podem envolver:

  • recuo da pálpebra provocado pelo aumento do cone ao olhar para baixo;
  • escape de líquido aquoso para dentro da córnea;
  • e perda de visão.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado por um oftalmologista que cruzará as informações do histórico médico e exames objetivos como a topografia corneana e a paquimetria ultrassônica.

Muitos que possuem a doença demoram para ser diagnosticados com ceratocone, pois os sintomas se parecem com o astigmatismo e por isso, lentes e óculos que são usados primeiramente para tratar a doença. Por isso é tão importante procurar um profissional experiente para que se obtenha o melhor diagnóstico.

Além das mudanças frequentes e irregulares na prescrição das lentes, as suspeitas podem se concluir através de exames com equipamentos específicos de análise pelo profissional experiente.

Há tratamento para o ceratocone?

Ceratocone possui tratamento nos diferentes estágios e progressão da doença.

No estágio inicial, o médico pode sugerir o uso de lentes corretoras, pois a doença pode se estabilizar. O uso dos óculos ou lentes de contato também são indicados para assegurar a saúde da córnea até que seja necessário procedimentos mais extremos de tratamento.

Com o avanço da doença e de acordo com a saúde e estado da córnea, a cirurgia de correçãoimplante ou transplante de córnea são indicados. Entenda um pouco de cada tratamento abaixo:

Crossliking: fazendo uma pequena raspagem na superfície da região central da córnea, os médicos aplicam uma solução de vitamina B2, como um colírio nos olhos a fim de fortalecer a região. O paciente é liberado logo após o procedimento e pode voltar às suas atividades depois de três dias.

Implante de anel corneano: consiste em fazer uma pequena incisão no meio da córnea, onde é colocada uma prótese reversível e ajustável, feita de acrílico que regula a curvatura da estrutura, retornando à sua forma normal. A recuperação total leva cerca de uma semana.

Transplante de córnea: indicado apenas para casos irreversíveis da doença, o procedimento leva poucas horas e o paciente é liberado no mesmo dia, não precisando ficar internado no hospital. Sua recuperação leva cerca de 15 dias para retirar os pontos.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as causas, sintomas e tratamentos do ceratocone, fique atento para qualquer sinal da doença, especialmente se você for descendente direto de alguém que já sofreu com a patologia.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o ceratocone, entre em com seu médico

Fonte: https://www.visaohospital.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-ceratocone/

5 cuidados com os olhos na primavera

A estação das flores, esse ano, se iniciou em 22 de setembro e junto com o período mais quente e mais seco chegam os diferentes cuidados que devem ser tomados com a saúde dos olhos na primavera.

A nova estação traz a beleza do florir, mas também traz climas mais secos e mais propensos a alguns problemas de visão. Neste blog você vai acompanhar como cuidar dos seus olhos na primavera e também conhecerá as patologias mais comuns nos próximos 3 meses. Boa leitura!

Olhos na primavera: como cuidar da saúde visual?

Algumas alterações na visão, presentes com mais frequência nessa estação, podem ser evitadas com atitudes muito simples. Listamos abaixo 5 cuidados com os olhos na primavera para você inserir em sua rotina e manter a boa saúde de toda a família.

1) Manter os ambientes arejados

A diminuição da umidade faz com que a qualidade do ar não seja tão adequada, isso proporciona uma maior incidência de poeira, fumaça e pólen no ar. Essas pequenas partículas podem atrapalhar muito a saúde das pessoas, especialmente as propensas a alergias.

Por isso, é essencial que os ambientes que você frequenta estejam arejados. Abra portas e janelas em períodos específicos do dia e deixe o ar circular. Essa troca de ar entre cômodo fechado e ambiente pode retirar impurezas que, em contato com os olhos, causam irritações.

2) Fazer a limpeza de objetos

É recomendado que nessa época do ano seja feita a limpeza de cortinas, persianas, tapetes, cobertores de cama, capas de almofadas e todos os objetos que a limpeza não é feita regularmente.

Esses itens podem acumular poeiras e ácaros ocasionando, algumas vezes, coceiras nos olhos, vermelhidão e desconforto visual.

3) Umidificar ambientes

Para quem já possui quadros de olhos secos, essa é uma ação realizada constantemente. A umidade relativa do ar fica baixa na primavera e a umidificação dos ambientes deve ser feita de forma artificial.

Você pode utilizar aparelhos específicos, como umidificadores de ar, ou então utilizar baldes com água e acondiciona-los nos ambientes mais frequentados da sua casa. Panos molhados perto de entradas de ar, como as frestas das portas, também podem ser grandes aliados.

4) Utilizar óculos solar

Na primavera as temperaturas aumentam e a proteção dos olhos ao sair à luminosidade do sol deve ser constante. Se o hábito de utilizar óculos solar com proteção contra raios ultravioleta não se faz presente nos seus dias, o ideal é adotá-lo nessa estação.

Isso garantirá proteção aos seus olhos na primavera contra o contato com poeira e pólen, por exemplo, e prevenirá outros problemas relacionados a exposição a luminosidade a longo prazo.

5) Evitar contato com substâncias irritativas

Além dos elementos que já citamos acima que podem ser fatores de irritação em contato com os olhos, também é preciso tomar muito cuidado com poluição, produtos cosméticos, maquiagens, produtos de limpeza e qualquer outra substância que possa causar incômodos na sua visão.

Se ocorrer acidentes com qualquer um desses itens é imprescindível lavar imediatamente os olhos com água corrente e procurar atendimento médico de urgência.

Quais problemas de visão comuns nessa estação?

Agora que você sabe os cuidados que precisa ter com a saúde dos olhos na primavera, veja abaixo alguns problemas de visão que são mais comuns nesse período:

  • alergias;
  • ceratocone;
  • conjuntivite;
  • conjuntivite alérgica;
  • e síndrome do olho seco.

O que fazer ao notar problemas nos olhos na primavera? 

A qualquer sinal de desconforto visual, procure o seu médico de confiança e relate todos os sintomas que você está sentindo. O diagnóstico precoce de algumas doenças pode ser essencial para o tratamento delas.

Lembre-se que os cuidados com a sua saúde devem ser constantes e levando em considerações as peculiaridades de todas as estações do ano. Se além dos cuidados com os olhos na primavera, você quiser continuar aprendendo sobre bem estar, leia esse artigo sobre 5 alimentos que fazem bem para a visão.

Fontes: https://www.visaohospital.com.br/5-cuidados-com-os-olhos-na-primavera/

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
? Olá, como posso ajudar?